top of page

Desvendando o mito: é seguro esquentar comida no microondas?

Quem nunca leu ou ouviu dizer que aquecer comida no microondas faz mal?




Apesar de ser um aparelho indispensável na rotina de muitas pessoas, o microondas carrega uma reputação negativa. A seguir, explicaremos em detalhes o que é verdade e o que é mentira, além de fornecer algumas orientações sobre o processo de preparo e aquecimento dos alimentos.


Aquecer comida no microondas é prejudicial?


Contrariando o que muitas pessoas ainda acreditam, não é verdade que aquecer alimentos no microondas faz mal à saúde ou que é perigoso. Muito se fala sobre esses assuntos devido ao uso de radiação pelo aparelho para aquecer os alimentos. A palavra "radiação" costuma assustar as pessoas, pois não faz parte de nosso cotidiano, certo? No entanto, isso também é um equívoco.

O tipo de radiação utilizado pelo microondas é a eletromagnética de baixa frequência, a mesma encontrada em lâmpadas e rádios. Portanto, embora a palavra possa causar medo ou dar a impressão de que prejudica a comida e nossa saúde, ela é inofensiva para o organismo humano e a segurança dos alimentos. Portanto, se alguém lhe perguntar sobre os efeitos da radiação do microondas, a resposta é simples: comida quente.

Felizmente, para aqueles que precisam de praticidade em sua rotina diária, essa informação não passa de um mito. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde que o aparelho seja usado conforme as instruções do fabricante, não há perigo ou danos ao utilizá-lo para aquecer comida.

Ah, e caso você ainda não tenha conseguido incorporar o preparo de marmitas em sua rotina diária porque não tem tempo suficiente ou acha trabalhoso, o Home Bistrô tem a solução ideal para você.


Como aquecer comida no microondas corretamente?


Antes de mais nada, é importante seguir sempre as instruções fornecidas pelo fabricante no manual do eletrodoméstico. Isso ajudará a evitar a maioria das complicações. Além disso, no caso de alimentos industrializados congelados, as embalagens trazem indicações de tempo e potência específicos para aquecê-los ou descongelá-los.

Quando se trata de alimentos caseiros, é recomendado colocá-los em um prato para que possam aquecer de maneira uniforme. Já para as marmitas, é aconselhável manter a tampa (ou a proteção fornecida junto com o microondas) sobre o recipiente para evitar que o conteúdo fique muito seco.


O que não deve ser aquecido no microondas?


Aquecer alguns alimentos no microondas pode não ser ideal devido à textura ou outras características. No entanto, isso está mais relacionado ao processo de congelamento dos alimentos do que ao microondas em si. Existem técnicas que ajudam a preservar melhor o sabor e outras propriedades dos alimentos.

Quando se trata de materiais, há uma seleção limitada de elementos que podem ser usados no microondas para aquecer ou preparar alimentos.

Veja o que não deve ser aquecido no microondas:

  • Metais;

  • Madeira;

  • Isopor;

  • Garrafas térmicas;

  • Alguns tipos de plástico;

  • Alumínio;

  • Sacos e sacolas comuns.


Esses materiais não reagem bem ao processo de aquecimento utilizado pelo microondas e podem ser perigosos em vários casos, podendo danificar o eletrodoméstico, o recipiente utilizado para aquecer e até causar incêndios. É melhor não arriscar, concorda?

Além disso, alguns tipos de plástico podem liberar substâncias nocivas quando aquecidos. A dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos são exemplos dessas substâncias. O BPA e os ftalatos são conhecidos por imitar hormônios humanos, podendo causar alterações na tireoide, no processo de puberdade e no desenvolvimento fetal. Já a presença de dioxinas no plástico pode prejudicar o sistema imunológico e reprodutivo.

Os ftalatos também podem estar relacionados ao aumento do risco de certos tipos de câncer. Portanto, é importante ficar atento aos plásticos que utilizamos e usar apenas aqueles indicados para o uso no microondas.


Quais alimentos não devem ser aquecidos no microondas?

  • Ovo inteiro;

  • Vegetais inteiros;

  • Salsichas e linguiças inteiras;

  • Folhas de vegetais;

  • Óleo;

  • Água.

Alguns desses alimentos possuem características que os tornam propensos a explodir quando aquecidos no microondas. O calor excessivo pode gerar pressão, resultando na explosão dos alimentos, como no caso dos ovos, alguns vegetais crus e certos embutidos. Já as folhas tendem a murchar e perder nutrientes.

Perda de nutrientes ao aquecer comida no microondas Quando usado corretamente, o microondas não causa uma perda significativa de nutrientes nem danifica a estrutura molecular dos alimentos. No entanto, se for usado por longos períodos ou com potência e calor excessivos, pode ocorrer uma perda de qualidade, especialmente em vegetais folhosos.

A quantidade de nutrientes perdidos pode variar dependendo do tempo de aquecimento, do tipo de alimento e da forma como ele é preparado. Alguns nutrientes, como a vitamina C, podem ser sensíveis ao calor e serem perdidos durante o processo de aquecimento, seja no microondas ou em outras formas de aquecimento.


5 maneiras de aproveitar ao máximo o microondas


O microondas é um excelente aliado e, quando usado corretamente, é muito útil. É uma ferramenta necessária para quem adere às refeições práticas, como as fornecidas pelo Home Bistrô.


Aqui estão algumas maneiras de aproveitar o microondas ao máximo:

  1. Descongelar carnes: Se você está com pouco tempo na cozinha, o microondas é seu melhor amigo. Use-o para descongelar alimentos rapidamente. Lembre-se de virar os alimentos ocasionalmente para garantir um descongelamento uniforme.

  2. Torrar castanhas e coco: Sabia que é possível torrar castanhas e coco em um tempo recorde usando o micro-ondas? Em apenas 2 ou 3 minutos na potência máxima, você consegue deixá-los crocantes e deliciosos, sem precisar esperar o tempo necessário no forno convencional. É uma opção superprática para quem quer desfrutar dessas gostosuras rapidinho!

  3. Preparar pipoca saudável: Em vez de usar pipocas industrializadas cheias de manteiga e sal, coloque um punhado de grãos de milho em um recipiente próprio para microondas e aqueça por alguns minutos. Essa opção é mais saudável e permite que você adicione seus próprios temperos naturais.

  4. Aquecer suas refeições deliciosas do Home Bistrô: Suas refeições estarão prontas em minutos, sem sujar louça e muito saborosas. Escolha seus pratos favoritos e depois é só aquecê-los no microondas. Fácil assim!

Agora que você sabe que aquecer comida no microondas da maneira correta não faz mal, aproveite para visitar o site do Home Bistrô e montar seu cardápio sem medo de ser feliz. São refeições de qualidade, com ingredientes selecionados e muito saborosas.

74 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page