top of page

Uma deliciosa jornada pela Pasta Carbonara


Hoje no blog do Home Bistrô, aprenda a fazer uma das nossas massas favoritas: espaguete à carbonara.

Essa receita tem várias histórias por trás, mas a que faz mais sentido é que as pessoas que trabalhavam nas minas de carvão em Lazio, na Itália, precisavam levar ingredientes que não necessitassem de refrigeração, como ovos, queijo pecorino romano e pancetta curada. E, é claro, não podemos esquecer da massa seca.


INGREDIENTES:

- 100g de macarrão seco

- 30g de queijo pecorino ralado na hora

- 20g de pancetta (guanciale) ou bacon

- 2 gemas e um pouco de clara

- Bastante pimenta do reino


Começamos com a massa, uma porção de 100 gramas para uma pessoa. O espaguete não é a única opção, você pode usar rigatoni, penne ou talharim, desde que seja massa seca. A diferença é que colocamos menos sal na água, já que o pecorino romano e a pancetta são extremamente salgados.


Enquanto a massa cozinha, é hora de preparar o molho. Utilize pancetta curada cortada em cubinhos. Se você não encontrar pancetta, pode usar bacon defumado como substituto. Em fogo médio, deixe a pancetta ficar bem crocante.


Separe a clara da gema do ovo. Se preferir um molho mais leve, utilize um pouco da clara junto com as gemas. Adicione pimenta-do-reino a gosto. Misture bem as gemas com o pecorino romano ralado (ou parmesão, caso não tenha pecorino).

Retire a pancetta crocante e coloque-a em papel toalha para remover o excesso de gordura. Desligue a frigideira.


Quando a massa estiver pronta, escorra-a, mas reserve um pouco da água do cozimento. Adicione a mistura de ovos e queijo na massa quente. Misture rapidamente para que o ovo não vire mexido. A água do cozimento vai ajudar a formar um molho cremoso.


Mantenha o fogo baixo para não esfriar a carbonara. Adicione pimenta-do-reino a gosto, lembrando que é esse ingrediente que dá o nome ao prato, remetendo às cinzas das minas de carvão.


Agora, você está pronto para se deliciar com essa maravilhosa massa carbonara. Aproveite cada garfada e encante-se com a combinação de sabores. Bom apetite!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page