top of page

A Receita Perfeita da Salada Caesar com frango: uma Clássica refeição em minutos!


A famosa salada Caesar é conhecida por sua combinação de alface, croutons crocantes e um molho cremoso à base de maionese. Em muitas versões, ela ganha ainda mais sabor com a adição de frango desfiado, tornando-se uma refeição completa. Se você tem croutons caseiros e folhas de alface lavadas, além de frango desfiado na geladeira, pode montar essa salada deliciosa em questão de minutos! Aqui, vamos apresentar o passo a passo completo e revelar como estar sempre preparado com todos os elementos necessários à mão.


Comece pelos Croutons Os croutons, além de darem textura às saladas, também podem ser utilizados em sopas e risotos. Eles têm uma durabilidade de até 15 dias quando armazenados em um pote hermético em temperatura ambiente. Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de pão amanhecido cortado em cubos de 1 cm

  • 2 colheres (sopa) de azeite

  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

  1. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Regue-a com 2 colheres (sopa) de azeite e adicione os cubos de pão. Tempere com sal e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até que fiquem dourados.

  2. Transfira os croutons para um prato e deixe esfriar completamente antes de armazenar ou servir. Eles ficarão ainda mais crocantes após esfriarem.

Para Armazenar: Após esfriarem, transfira os croutons para um pote hermético. Eles podem ser armazenados em temperatura ambiente por até 15 dias.

Folhas Sempre Lavadas Uma ótima estratégia para manter as folhas frescas (sejam elas de salada ou ervas) é lavá-las, secá-las e armazená-las em potes bem vedados na geladeira. Dessa forma, até mesmo as folhas mais delicadas podem durar até 5 dias na parte menos fria da geladeira. Ao ter as folhas já higienizadas, preparar saladas ao longo da semana se torna muito mais prático. Ingredientes:

  • 1 maço de alface romana

Modo de Preparo:

  1. Lave bem as folhas de alface em água corrente. Transfira-as para uma tigela, cubra com água e adicione um bactericida de sua escolha. Deixe as folhas de molho por 15 minutos.

  2. Em vez de escorrer as folhas, remova-as da água, permitindo que a sujeira fique no fundo da tigela. Enxágue as folhas sob água corrente e deixe escorrer bem.

  3. Seque as folhas em uma centrífuga de salada. Transfira-as para um pote, intercalando-as com folhas de papel-toalha. Armazene na parte menos fria da geladeira por até 5 dias.

Para Armazenar: O ideal é utilizar um pote grande com tampa para otimizar o espaço na geladeira. Faça camadas com as folhas secas e lavadas, intercalando-as com folhas de papel-toalha. As diferentes folhas têm durabilidades variadas, mas, em geral, elas se mantêm por até cinco dias (ou até mais no caso de folhas mais resistentes, como alface americana, espinafre e escarola).

O Atalho do Frango Cozido Ter um frango cozido e desfiado na geladeira é um atalho para refeições rápidas. Ele pode ser usado em saladas, como recheio de sanduíches, acompanhando polenta, arroz e até mesmo como recheio de tortinhas ou tapiocas. O frango cozido dura até 3 dias na geladeira.

Ingredientes:

  • 1 filé de peito de frango (cerca de 250 g)

  • 1 cebola

  • Tiras da casca de 1 limão

  • 1 folha de louro

  • 2 cravos-da-índia

Modo de Preparo:

  1. Corte a cebola ao meio, descasque-a e prenda a folha de louro nela, espetando-a com os cravos. Reserve a metade restante da cebola na geladeira para outra receita.

  2. Em uma panela média, coloque o filé de frango, a cebola cravejada e as tiras de limão. Cubra com água e leve ao fogo alto, certificando-se de que o filé fique completamente imerso. Cerca de 1,250 litro de água é suficiente.

  3. Deixe cozinhar por 2 minutos após a fervura e, em seguida, desligue o fogo. Deixe o frango na panela com água quente por mais 5 minutos para cozinhar sem ficar ressecado.

  4. Com a ajuda de uma pinça, transfira o frango para um prato e desfie-o enquanto ainda estiver quente, utilizando dois garfos.

Como Armazenar: O frango desfiado deve ser armazenado em um pote bem vedado e pode durar até três dias na geladeira.

Já tenho o Frango! Ótimo! Você pode utilizar um peito de frango já cozido, como aquele que sobrou do caldo de frango, ou até mesmo sobras de um frango assado desfiado. Para esta receita, considere 1 1/2 xícara (chá) de frango desfiado.

Para Montar a Salada A quantidade mencionada é suficiente para servir 4 pessoas. Ajuste as medidas de acordo com a sua necessidade e prefira montar a salada no momento de servir para garantir que as folhas e croutons permaneçam crocantes. Ingredientes: Base:

  • 1 maço de alface romana lavada

  • 1 filé de peito de frango cozido e desfiado (1 1/2 xícara de chá)

  • Croutons para servir

Molho:

  • 1 xícara (chá) de maionese caseira

  • 3 filés de anchova

  • 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino

  • 1 dente de alho pequeno

  • Suco de 1/2 limão

  • 3 colheres (sopa) de água filtrada

Modo de Preparo:

  1. Descasque o alho e amasse-o em um pilão com uma pitada de sal e as anchovas até formar uma pasta. Transfira para uma tigela e adicione a maionese, o queijo parmesão, o suco de limão e a água. Misture bem com uma espátula. Se preferir um molho mais fluido, acrescente mais água. Atenção: o queijo parmesão e as anchovas já são salgados o suficiente, portanto, não é necessário adicionar mais sal.

  2. Em uma tigela grande, rasgue as folhas de alface e adicione o frango desfiado. Regue com o molho e misture bem.

  3. Sirva imediatamente acompanhado dos croutons.

Agora você tem em mãos a receita perfeita da salada Caesar clássica! Desfrute dessa refeição deliciosa e nutritiva. Bom apetite!


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page