top of page

O Dadinho de Tapioca com creme de charque - uma delícia que conquistou o brasil e o mundo.

O Dadinho de Tapioca com creme de charque - uma delícia que conquistou o brasil e o mundo.

Dadinho de Tapioca com creme de charque

O Dadinho de Tapioca é um prato que se tornou um verdadeiro clássico em todo o Brasil e até mesmo em outros países ao redor do mundo. A receita foi criada por Rodrigo Oliveira, do famoso restaurante Mocotó, e se tornou um verdadeiro sucesso gastronômico.

A receita é simples, não exigindo técnicas mirabolantes. Os ingredientes principais são tapioca granulada, queijo coalho e leite integral. A tapioca granulada pode ser encontrada na seção de farinhas de qualquer supermercado, enquanto o queijo coalho pode ser o de churrasco. Na nossa versão, ele é preparado com creme de carne de charque seca e requeijão.


INGREDIENTES:

  • 1 litro de leite integral

  • 1 pacote de tapioca granulada

  • 500g de queijo coalho

  • 200g de carne de charque seca

  • 200g de requeijão cremoso

  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Em um ralador fino, rale o queijo coalho e reserve.

  2. Em uma panela, leve o leite integral ao fogo médio e deixe ferver até que suba na espuma. Retire do fogo.

  3. Em uma tigela grande, misture a tapioca granulada, o queijo coalho ralado, o leite fervido, uma pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem a mistura até que a tapioca esteja completamente hidratada e o queijo esteja amolecido.

  4. Forre uma forma retangular com plástico filme e despeje a massa do dadinho de tapioca na forma, espalhando-a de maneira uniforme.

  5. Cubra a forma com mais plástico filme, pressionando levemente a massa, e leve à geladeira por aproximadamente duas horas, ou até que a massa esteja firme o suficiente para ser cortada em cubos.

  6. Retire a forma da geladeira e desenforme a massa do dadinho de tapioca. Corte-a em cubos com cerca de dois dedos de espessura.

  7. Aqueça óleo em uma panela ou frigideira funda o suficiente para cobrir os dadinhos de tapioca durante a fritura.

  8. Com o óleo quente, frite os dadinhos em pequenas porções, tomando cuidado para não colocar muitos de uma vez, o que poderia fazer com que grudem. Frite-os até que fiquem dourados e crocantes por fora.

  9. Retire os dadinhos de tapioca fritos com uma escumadeira e deixe-os escorrer em papel absorvente para eliminar o excesso de óleo.

  10. Misture a carne seca, temperada conforme suas preferências, ao requeijão cremoso. Após a fritura, coloque o creme de carne seca em cima dos dadinhos. Agora é só servir!

O Dadinho de Tapioca é uma opção deliciosa e versátil que agrada a todos os paladares. Sua textura única e o sabor dos ingredientes fazem desse petisco uma verdadeira iguaria brasileira.
Essa receita, que nasceu no restaurante Mocotó, hoje conquistou o Brasil inteiro e ultrapassou fronteiras, se tornando conhecida e apreciada em diversos países. O sucesso desse prato mostra como a gastronomia brasileira pode ser criativa e saborosa, utilizando ingredientes simples, porém de forma inovadora.
7 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page